A importância de se qualificar profissionalmente

A importância de se qualificar profissionalmente

Devido à crise que assola o nosso país e o mundo inteiro, porque seria importante a qualificação?

Hoje as empresas estão cada vez mais exigentes, conseguir uma boa colocação no mercado somente com ensino fundamental e médio não é mais tão fácil, hoje se exige qualificação, sejam em cursos, faculdade, entre outros.

O grande problema do mercado é a acomodação, nunca devemos nos acomodar, se você já está empregado deve procurar cursos pagos ou gratuitos, para dentro da própria empresa ter oportunidade de crescimento, para que enxerguem o seu esforço, se você se acomoda dificilmente será visto pelo seu chefe, gestor, etc.

As empresas buscam profissionais que deem resultados em curto prazo, algumas empresas ainda investem no funcionário, visando ganhos futuros, mas a maioria quer resultados rápidos, com a aceleração do mercado, não há mais tempo de esperar. Para uma secretaria que antes era contratada somente para atender ligações e direcioná-las, hoje exige-se que a mesma tenha experiência em atendimento ao cliente presencial e telefônico, em rotinas administrativas, e dependendo do nível da empresa que tenha curso de secretariado.

Além da qualificação técnica, é necessário ter comprometimento, criatividade, fazer a diferença, fugir do mesmo que já é ofertado por muitas pessoas presentes no mercado. Isso pode ajudá-lo em um futuro cursar uma graduação que você queira. Se a empresa em que está lhe der a oportunidade de cursos, palestras e workshops não desperdice tempo, aproveite.

Para quem não está no mercado, além de suas experiências, busque locais que ofereçam cursos gratuitos, ao qual você possa melhorar seu currículo, pois com o avanço tecnológico, onde em alguns casos pessoas são substituídas por maquinas, é preciso mostrar a importância de um trabalho ‘humano’.

Estabeleça metas

As metas são essências para o desenvolvimento de um trabalho, estabeleça metas em curto, médio e longo prazo, para que ao decorrer do caminho você não desanime ou desista.

Em curto prazo, estabeleça metas para um, dois anos. Em médio prazo há cinco anos, e assim por diante. Se for muito difícil fazê-las, tente começar por metas pequenas, como objetivos, ou coisas que você tem adiado, como aquele curso de inglês, que sempre é deixado para o ano que vem. Um curso de inglês básico ou informática, pode durar cerca de 2 anos, então invista nele, o retorno pode ser breve, ou pode ser longo, mas será um dinheiro que terá retorno.

Há muitos locais que oferecem cursos básicos gratuitos, busque, vá atrás, qualifique seu currículo, suas experiências de vida, tanto pessoais, quanto profissionais. A tendência do mercado é ficar cada vez mais exigente, e mesmo que você se torne dono do seu próprio negócio, o mercado permanece o mesmo.

Pense no que o mercado necessita, e no que você pode fazer para estar dentro desse padrão, não se acomode, pois hoje podemos ver pessoas com anos de experiência desempregadas, porque se acomodaram, não buscaram o conhecimento quando deviam, e agora tem que correr atrás do prejuízo causado a si próprias.

Cursos GRÁTIS com Certificado

Quer saber onde você pode se qualificar profissionalmente? O INEAD oferta mais de 150 cursos Gratuitos em diversas áreas de conhecimento. 

Todos os cursos do Instituto possuem matrícula grátis, no qual você tem direito a baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

*O certificado não é gratuito, apenas o acesso ao curso. Ver o regulamento do site.

Para saber mais acesse: www.inead.com.br 

INEAD – Semeando Conhecimento

Ao Seu Sucesso! Sandro Vale

  • Compartilhe com seus amigos!
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para A importância de se qualificar profissionalmente

Enviando Comentário Fechar :/