A importância de se qualificar profissionalmente na área de Recursos Humanos

A importância de se qualificar profissionalmente na área de Recursos Humanos

Afinal o que faz o profissional de Recursos Humanos?

Eles são responsáveis basicamente pela contratação e demissão de funcionários. 

Fácil? Nem pensar. O profissional tem que ser bastante qualificado, pois para contratar, ele tem que desenvolver e criar dinâmicas individuais e em grupo, provas, avaliações, recrutamento e seleção. Para demitir tem que saber de questões trabalhistas.

Em algumas empresas, eles também são responsáveis pela comunicação interna, que é a intermediação entre donos, diretores, gestores, com os funcionários, seria como a integração de setores.

O mesmo também é responsável pelos planos de carreira interna, orientação e gestão de funcionários. Em grandes empresas você pode contar com uma equipe de apoio, em empresas menores não, poderá ter ajuda do responsável de outros setores, mas sem contar com uma equipe.

O profissional é responsável por cuidar dos documentos dos funcionários, quando algo precisa ser atualizado, precisa ser uma pessoa organizada, para melhor agilidade nas funções.

Na parte burocrática das contratações, como solicitação de documentos, agendamento de exames médicos, treinamentos, e também sobre as demissões, é necessário ter bom conhecimento das leis trabalhistas, pois o não funcionamento correto das mesmas pode acarretar problemas futuros a empresa.

Curso de gestão de recursos humanos

O curso dura em média 2 anos, é especialização tecnólogo. Tendo aulas em desenvolvimento e gestão de pessoas, saúde e segurança do trabalho, legislação trabalhista, relações de trabalho e gerenciamento de crise, matemática financeira, contabilidade e cálculos previdenciários.

Para a área é necessário que você tenha espírito de liderança, será responsável por todos os setores da empresa, e terá que ter uma boa comunicação com todos, o curso busca capacitar o aluno a sugerir e colocar em prática novas ideias de gestão de pessoas.

Assim como em todas profissões é necessário que se mantenha informado, porque o profissional lidará com leis, e as mesmas vivem em constante mudanças, por isso o curso não acaba na graduação, além dos cursos comuns exigidos pelo mercado, como idiomas e informática, participar sempre de palestras, workshops é muito importante para entender, e ficar por dentro das mudanças do mercado, tanto para você poder inovar no seu local de trabalho, quanto para não ficar perdido em uma eventual demissão, sim, o profissional de recursos humanos também pode ser demitido.

Mercado de Trabalho

O profissional em recursos humanos tem oportunidades em grandes, medias e pequenas empresas, e em escritórios de consultoria. A crise não tem afetado o setor, pois as empresas buscam os melhores e mais qualificados profissionais, e uma pessoa bem qualificada na gestão de recursos humanos é a ideal.

As melhores chances são ofertadas em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que o Nordeste vem crescendo nos últimos anos, pois tem aumentado a oferta de empregos em diversas áreas.

O importante em qualquer profissão é não focar em somente interesses pessoais, é importante que estejamos com a cabeça aberta para novas oportunidades, que podemos não enxergar seus benefícios em um curto prazo, mas que pode dar bons frutos a longo prazo.

Cursos Online GRÁTIS na Área de Recursos Humanos

Pra você está procurando cursos na área de Recursos Humanos, acesse: Cursos Gratuitos Recursos Humanos

São diversos cursos gratuitos para você começar a estudar agora, aproveite :) 

Faça já sua matrícula. Cursos Gratuitos Recursos Humanos

INEAD - Semeando Conhecimento

Ao Seu Sucesso! Sandro Vale

  • Compartilhe com seus amigos!
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para A importância de se qualificar profissionalmente na área de Recursos Humanos

Enviando Comentário Fechar :/