Exigência de se qualificar profissionalmente na área de Eletricidade e Eletrônica

Exigência de se qualificar profissionalmente na área de Eletricidade e Eletrônica

O profissional eletricista pode atuar em diversas situações, que vão desde residências a empresas, ele é responsável pelas instalações, manutenção para a melhoria do funcionamento dos aparelhos elétricos e dos eletrônicos de forma geral.

Um dos indicadores essenciais de transformações tecnológicas, qualidade de vida, bem-estar e riqueza na sociedade é a presença da eletricidade.

Ela possibilita a realização de diversos feitos, que beneficiam as pessoas e é extremamente útil também as indústrias para a fabricação de produtos. Fundamental desde o seu surgimento, a eletricidade se mostrou essencial para o desenvolvimento da vida em comunidades, com a globalização isso se tornou muito maior.

Onde atua este profissional?

O profissional eletricista pode atuar em diversas situações, que vão desde residências a empresas, ele é responsável pelas instalações, manutenção para a melhoria do funcionamento dos aparelhos elétricos e dos eletrônicos de forma geral.

Suas atribuições geralmente são: estudo e análise dos desenhos técnicos da fiação elétrica, instalação e vistoria de tempos em tempos dos equipamentos elétricos e as fiações e garantir a segurança da rede elétrica no seu local de atuação e o funcionamento dos componentes.

Reparar e realizar a substituição de aparelhos com problemas e analisar orçamento para garantir o melhor custo.

O eletricista pode realizar serviços residenciais ou se quiser trabalhar de forma fixa em prédios comerciais, empresas, indústrias e fábricas. Construções civis ou obras que estejam passando por reformas também fazem parte da área de atuação desse profissional.

O crescimento das atividades ligadas à telecomunicação, eletrônica e engenharia civil colabora com o aumento de vagas para os profissionais eletricistas.

A qualificação

Os bons cursos de elétrica geralmente contam com matérias sobre a lei da eletricidade, sistemas de circuito, segurança elétrica, esquemas de sistemas elétricos, solda e outras do segmento.

É importante conhecer antes de se matricular em um curso qual a grade de matérias que serão ministradas de maneira a casar com seus objetivos de crescimento nesta carreira.

Infelizmente, alguns alunos interessados na profissão acabam se acomodando e preferem cursos que servem apenas para pegar o diploma. Apesar de ser fácil a conclusão, você dificilmente terá uma formação boa e consequentemente será engolido por profissionais mais capacitados no mercado de trabalho.

Fundamental para esta área é inteirar-se de todas as áreas de atuação nas quais o profissional pode atuar e quais são as características existentes de cada uma.

 Mais uma vez a falta de conhecimento sobre as áreas de atuação e a falta de planejamento faz com que os profissionais acabem abandonando a profissão com menos de cinco anos de carreira.

É importante planejar o que se quer e aonde se quer chegar e o principal a forma de divulgação dos seus serviços. Hoje em dia as redes sócias são grandes aliadas do profissional autônomo.

Aliados aos conhecimentos e habilidades técnicas, o profissional precisa de uma excelente comunicação, responsabilidade, praticidade, visão apurada para detecção e apresentação dos problemas e um conhecimento básico em informática.

Outra parte importantíssima para a profissão e pode se tornar um diferencial na hora de oferecer os seus serviços é a licença para exercer a profissão de forma correta e segura. Alguns exames são realizados para testar a aptidão e conhecimentos na área.  O site do Ministério do Trabalho oferece informações essenciais e orienta quem deseja a licença.

Cursos GRÁTIS Eletricidade e Eletrônica

Conheça os cursos ofertados pelo INEAD sobre eletricidade e eletrônica acessando: Cursos GRÁTIS Eletricidade e Eletrônica

INEAD - Semeando Conhecimento

  • Compartilhe com seus amigos!
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Exigência de se qualificar profissionalmente na área de Eletricidade e Eletrônica

Enviando Comentário Fechar :/