Pedagogia empresarial: você sabe o que é?

Pedagogia empresarial: você sabe o que é?

A pedagogia empresarial tem como fundamento aperfeiçoar pessoas e ideias, a partir de um objetivo definido que trará ganhos ao desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário e da própria empresa, para gerar melhores resultados, satisfação e aperfeiçoamento do ambiente de trabalho.

O nome é estranho, já que pedagogia vem de ensino de algo, educação e quando em conjunto com “empresarial” parece que ambas as coisas não combinam, mas isto é um engano, principalmente hoje, onde as empresas buscam sempre aperfeiçoamento e qualidade em tudo que seus funcionários realizam.

A pedagogia empresarial tem como fundamento aperfeiçoar pessoas e ideias, a partir de um objetivo definido que trará ganhos ao desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário e da própria empresa, para gerar melhores resultados, satisfação e aperfeiçoamento do ambiente de trabalho.

O pedagogo empresarial tem um importante papel, por meio de sua personalidade e conhecimento ensina os demais de maneira criativa e flexível através de treinamentos, cursos, palestras, avaliações e observações, sempre visando a educação construtiva.

Sempre articulando com todos os setores da empresa, para gerar assim maior integração, ele valoriza o conhecimento de cada um independente da função que eles possuem dentro da corporação e ainda visa seu potencial de crescimento e valores referenciais em sua conduta.

Perfil de um pedagogo empresarial

Comunicativo: como será um articulador dentro da empresa, lidando e interagindo com diversos setores e escalões, todo pedagogo deve gostar de se comunicar e lidar com pessoas, conhece-las para então conseguir elaborar a melhor estratégia de desenvolvimento pessoal no âmbito empresarial.

Formado em humanidades: é importante ter alguma formação teórica em humanidades, filosofia, psicologia ou demais áreas, o que proporciona melhor preparo para criar projetos e estar bem direcionado com o que faz dentro da empresa, principalmente no setor de recursos humanos.

Crítico: precisa ser observador, criterioso e realista para logo cedo já perceber o perfil da empresa onde trabalha, sabendo como é sua cultura e a melhor forma de prosseguir para atingir os objetivos propostos aos funcionários.

Criativo: terá sempre de se renovar criando novas estratégias e maneiras de ensinar para não desestimular ou desinteressar as pessoas com quem irá articular, então aqueles que não se identificam com a características dificilmente se tornarão bons pedagogos.

Além disso, como o mercado está em constantes mudanças, o profissional deve estar antenado as principais tendências e inovações que surgem no país e no mundo para melhorar o relacionamento empresa, colaboradores e clientela.

Importância de implantar pedagogia

Os resultados são logo notados quando a empresa adota a política de ensinar, aprimorar e desenvolver com os colaboradores não apenas de maneira profissional visando lucro e qualidade, mas também o desenvolvimento pessoal, com exposição a novas culturas, valores éticos e morais que o transformam positivamente.

Por isso, cada dia mais está sendo requisitado um profissional formado em pedagogia, que esteja voltado para o modelo de ensino adaptado para as corporações por reconhecimento a função de que tem dentro da empresa.

Com melhores maneiras de treinamento e seleção dos colabores no setor de recursos humanos, os funcionários acabam sendo melhor preparados para o papel que desempenharão na empresa.

A produtividade e qualidade do serviço é uma consequência quando há respeito, motivação, empenho e orgulho daquilo que se faz, isto devido a um ambiente de trabalho mais harmônico, ágil, inteligente e humanizado.

Ao Seu Sucesso! Sandro Vale

  • Compartilhe com seus amigos!
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Pedagogia empresarial: você sabe o que é?

Enviando Comentário Fechar :/